top of page
Buscar
  • cocatrevisan

100 Kg de Arroz

Vi um vídeo emocionante e enigmático, um velhinho em suas últimas horas pede ao filho para comprar 100 kg de arroz.

O filho quer saber porque ele quer isso, será delírio?

O pai diz que um anjo mandou essa mensagem, 100 kg de arroz por um ano.

O jovem garante ao velho que vai comprar os 100 kg e o doente se acalma.

E agora?

A mensagem se encerra assim e cabe a você, eu, todos, a resolver o dilema.

A cena final traz o moribundo em paz e o filho em lágrimas. Lágrimas que invadiram minha alma...eu lá tentando assimilar os 100 kg de arroz...

Arroz?

Sim, arroz.

Não poderia ser outra coisa?

Arroz?

Sim, já disse...

Arroz.

Qual a simbologia?

Qual a mensagem?

Qual a metáfora?

Façam suas apostas.

Alimentos aos necessitados?

Alimentos espirituais?

Não sei, estou "viajando" com os 100 kg de arroz.

O velho não está preocupado com os vermes de Quincas Borba.

O que ele almeja?

Qual o mistério?

100 kg de arroz.

Arroz para um ano inteiro.

Para quem?

Desconfio que nosso anjo, através das últimas palavras do velho homem quer falar da fome. Sim, da fome de milhões de indivíduos que não tem o que comer num mundo com tanta oferta. Talvez essa seja a mensagem, simples e direta.

Mas ainda não tenho certeza.

Pode ser a busca de outras necessidades ou uma metáfora da fome, fome de vida, de justiça, existência, humanidade.

Ele não quer saber a diferença entre os extremos, as provas diretas e indiretas de Ludwig Feuerbach.

Ao mesmo tempo não me parece boa ideia desistir do "além" e se fixar no mundo cartesiano.

Quero crer no invisível assim como no arroz do velho doente.

Na mensagem dos 100 kg...de arroz...

Durante alguns dias almocei olhando para a porção de arroz no meu prato.

Esperando algo.

Esperando que o arroz falasse...

Esperando...Godot?

Não, não pode ser, se bem que os doidos de Samuel Beckett estivessem sem arroz há um bom tempo.

Mas não, não é isso...

Mas, pode ser...

O que será?

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

Post: Blog2_Post
bottom of page