top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Antropologia Condicionada

Até a antropologia está inserida nos processos ideológicos que condicionam indivíduos, e mais, como faz parte, exige participação no debate das violências culturais. A antropóloga norte-americana Ruth Benedict(1887/1948) acrescenta que nos processos culturais, a antropologia insere as sociedades primitivas, auxiliando na compreensão do indivíduo pós-moderno.

Ruth confirma que "com seus processos e funções a cultura é um tema sobre a qual precisamos ter acessos", e sendo assim, a disciplina esclarece como adquirimos hábitos, inclusive aqueles ideologias impostas.

Uma via alternativa de configurar a indústria cultural não é mesmo?

Porém, como dizem que sou obcecado pela indústria cultural (e sou mesmo), também lembro da teoria da complexidade de Edgar Morin, unindo disciplinas para um mesmo conhecimento. Ora, fica confirmado que a antropologia merece seu quinhão.

E vejam só, os antropólogos sempre tiveram restrições a história dos "vencedores", mas por sua vez, os historiadores se resignam com a veracidade que a antropologia permite aos relatos orais, onde algumas tradições são até mesmo inventadas.

Sempre foi assim, pois se nossos ancestrais olhavam seu tempo sem perceber o mundo "lá fora", a humanidade corre o risco de ficar à deriva. E hoje, no mundo pós-moderno?

Com toda a evolução, quase ocorre a mesma esfera, pois não parece que o homem do século XXI seja mais humano que outrora.

O sociólogo Stuart Hall resume a crise da identidade do homem pós-moderno com total clareza e segue evoluções em nossos comportamentos diante das teorias de Freud, Foucault e dos movimentos sociais dos anos 60, mudanças sociais que transformaram nossas mentes em conluio com as culturas massificadas. É, a antropologia está no processo, e que temática empolgante não é mesmo? E reveladora...

Com consultas aos nossos antepassados, vamos configurando nossos costumes, inclusive nosso comportamento condicionado. Clifford Geertz em seu clássico "Nova Luz sobre a Antropologia", diz que estamos diante de uma guerra cultural e se a antropologia gera seus conflitos, está ao mesmo tempo "comprometida com uma visão global da vida humana". Tanto é verdade que Geertz associa a questão da identidade da mesma forma de Stuart Hall, com os conflitos massificados envolvidos com a antropologia.

Onde os segredos são engolidos por tumbas centenárias com seus ecos ressoando ao nosso redor. Sendo mais didático, há centenas de anos passados não haviam talheres, banheiros e até a infância não é a mesma que temos hoje.

E nossa mentalidade psicológica vai respondendo à sua época, valorizando ideias correlativas. E doutrinas impostas...

Ah, e junto o...poder, sempre ele né, sempre representado e desejado. Talvez aí esteja a relevância da antropologia, ela ressignifica conceitos e serve como arma a disposição, tanto do bem como para o mal, demonizando aqueles que se consideram arianos.

A escritora franco-alemã Géraldine Schwartz lembra em seu livro "Os Amnésicos: história de uma família alemã", os denominados Mitläufer, conceito alemão para aqueles indivíduos com tendências nazistas que se esconderam no pós-guerra. Na edição de "Quatro Cinco Um"(56), Paulo Roberto Pires prevê certas semelhanças com o possível Brasil pós-22. Ele não esquece as manipulações de memórias de cultos que avançaram até mesmo à tortura, e morte.

A barbárie "teve como sólida pilar a vasta e silenciosa multidão que se refugiou na omissão", acrescenta Pires.

Trabalho para a antropologia cultural e condicionada...

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

ET ou Ser Humano

Vejam que louco. Revendo capítulos da turma do Capitão Kirk e do Dr. Spock uma situação inusitada me causou impacto. Um enorme impacto. Em suas viagens onde ninguém ainda tinha chegado além da frontei

Detetives da Filosofia

Quando digo que histórias em quadrinhos (HQ), Agatha Christie e Arthur Conan Doyle formam literatura filosófica e existencialista, alguns discordam. Puro preconceito. Em "Um Caso de Identidade" Sherlo

Post: Blog2_Post
bottom of page