top of page
Buscar

Apoio Mútuo

  • cocatrevisan
  • 15 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2023

Relembrando, nas teses de Charles Darwin a cooperação seria essencial para a sobrevivência das espécies e incluo aqui, a humanidade, claro, com seus homens e mulheres.

A dependência humana vista no "Náufrago", quando o personagem de Tom Hawks quase enlouquece na solidão maldita revela que necessitamos do outro.

Todos conhecem Darwin, mas poucos já ouviram falar de Piotr Kropotkin(1842-1921), inclusive esse autor.

Kropotkin acrescentou e discordou de algumas teorias darwinistas priorizando a amizade como essência da natureza.

Na mesma época, o filósofo Thomas Henry Huxley(1825-1895) dizia que os mais fortes e mais rápidos teriam maiores chances de sobrevivência e, convenhamos, fica difícil de discordar.

Talvez a valorização de um "apoio mútuo" prepondere além da cooperação e é aqui que Kropotkin surge com novos olhares. O apoio superando a rapidez.

E a concorrência.

Sensacional...

Vejamos, em nosso cotidiano, invés de tentar superar o outro, característica capitalista, apoiar o próximo pode trazer maiores benefícios. Kropotkin observou em suas pesquisas na Sibéria e norte da Manchúria que muitas espécies preferem se apoiar deixando a luta cruel de Huxley para trás. E mais, que os metidos a espertos (os rapidinhos), podem ficar à deriva.

Ora, a união não faz a força?

Além do mais sabemos que a solidariedade não faz parte do mundo material, afinal na sociedade do dinheiro, um não reconhece a dor do outro, pelo contrário, trata-se de um prato cheio.

Interessante é ver tais pessoas nas missas dominicais orando pelo próximo.

Parecem não entender o significado de apoio mútuo, da mesma forma como nossos políticos que só pensam no apoio "individual". O apoio desse time de políticos lembra aquele de Bruzundanga (Lima Barreto), país rico em minerais, vegetais úteis e com todas as possibilidades de vidas abundantes mas que por falta de apoio mútuo vivem...na miséria.

Ou aquele outro país onde um juizeco considerado como justiceiro falsificou documentos para incriminar seu desafeto e que meses depois negociou sua entrada num partido político exigindo mesada de 40 mil mensais e, pasmem, foi aceito.

E o que dizer daquela nação onde proibiram de plantar novos pés de café para subir seu preço?

Que maravilha...

Que cooperação...

Que compaixão...

Onde estava o conceito de Kropotkin?

Nos subsolos das fazendas dos generosos coronéis proprietários dos latifúndios cafeeiros.

O livro do russo cientista, geólogo e anarquista foi lançado em 1902, "Apoio Mútuo: um Fator de Evolução" e realçou seu propósito além da competição.

Em época de um bolsonarismo doentio, que felizmente está desaparecendo, percebemos que a cooperação é essencial.

Kropotkin evolui, renova e clareia minha maluquez inquieta permitindo anseios promissores culturais e literários.

A luta contra insanos que rezam nos muros dos quartéis é longa e nos resta almejar a amizade sincera, a parceria e o bem-estar social que o apoio mútuo produz para menosprezar "o horror, o horror"...



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Tronos

Adoramos a paz. Abominamos as guerras. Mas basta assistir um filme ou seriado de guerra que estaremos lá torcendo para um lado como...

 
 
 
O Grito dos gritos

Geralmente gritos significam dores e tristezas, porém outros gritos podem reverter o processo. Entretanto, normalmente gritos revelam...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Violências Culturais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page