top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Carnaval Sangrento

Não, não estou me referindo ao insano 8 de Janeiro mas como Max Weber definiu a situação de seu país em 1919 depois de quatro anos da Grande Guerra.

O desalento na Alemanha.

Em 1914 Weber já questionava e criticava a política externa alemã e antes, em 1904 alertou a "importância cultural do desenvolvimento capitalista".

O perigo da ganância econômica e territorial que resultou em verdadeiros carnavais sangrentos.

Morreram milhares no "front onde não havia nada de novo", as mortes já não eram mais novidades.

Parecem esquecer que soldados eram seres humanos. No filme "Ernie Pyle's"(1945), um correspondente narra o terror das trincheiras. Soldados embrutecidos lutando sem saber o porquê.

Um desânimo total.

Um dos desalentos de Weber e seus desencantos com a humanidade.

Imagine se Weber desse uma passadinha em Brasília ou visse uma foto, apenas uma, do novo presidente da Argentina.

É, com certeza a ética de Weber iria protestar...

Não sei como ainda sou uma pessoa otimista. Apesar dos conceitos de Weber e Marx e suas visões negativas ainda sobram réstias de esperança.

Porém já estou me preparando para o novo personagem que as mídias malditas vão criar para as próximas eleições presidenciais. Já tivemos um caçador de Marajás onde o próprio era o maior marajá, um vampiro e falsos mitos, e agora estou aguardando o lançamento do Mito II, o Vampiro da Meia-noite imbrochável ou o Justiceiro radical da extrema direita.

Salvem-se que puder...

Ah, e o novo livro do filho da Miriam Leitão. Não tenho dúvidas, o carnaval promete ser sangrento.

Os personagens de Copacabana estão à postos em seu mundo de fantasias...

Para eles as mensagens de Ernie não existem e suas fakes garantem um espetáculo diferenciado.

Eles seguem o individualismo, mas claro, o deles onde a verdade não é relevante. Seus carnavais são estranhos.

Mitos e mentiras desfilam nas avenidas sangrentas e corrompidas. É de chorar.

Preferia chorar na avenida porque a amada não correspondeu. Lá naquela avenida onde eu chorei porque ela não apareceu.

Sim, minha escola estava tão bonita mas...ela não apareceu...

E dessa vez o que sangrou foi meu coração. Eu era um soldado abatido e chorei.

Ernie, mande uma correspondência.

Ernie, mande notícias da minha amada.

Ernie, sei que você enviava cartas e notícias tristes mas por favor, mande...

Os carnavais sangrentos são políticos, culturais, sociais e podem estar entrelaçados com o amor...


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

Post: Blog2_Post
bottom of page