top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Catábase

Atualizado: 21 de out. de 2021

Hein? Catábase? O que é isso?

O que significa?

Segundo a filósofa Márcia Tiburi esse termo é usado na literatura para lembrar descidas aos infernos, além de se referir à outras "caídas".

Márcia fala em humilhação como exemplo de catábase, uma vez que humilhar insere descidas ao inferno. É quando o humilhado perde sua voz e dignidade, lembrando a teoria da Comunicação Espiral do Silêncio, uma teoria onde o opressor "obriga" o oponente a ficar quieto, mudo.

Como uma catábase silenciosa.

Como as velhas artimanhas da indústria cultural que prendem nossas liberdades e emancipacões quando a humilhação restringe nosso cotidiano impondo limites naqueles "tocados ou que serão violados, pois estão na mira", acrescenta Tiburi.

E por incrível que pareça, a humilhação fere as famílias, esta enraizada nas escolas, nas "instituições" de Foucault, e diante tais relações, a catábase revela seu ponto nefasto, trabalhando como controle.

Controlando os passos humanos que devem seguir as normas, caso contrário...catábase...tipo assim, controlando minha maluquez....

Para não cair, devemos andar no passo certo seguindo as normas ditadas? Deveria responder sim, só que não, ora, é isso que estou querendo dizer, não quero cair em tentação muito menos em catábase. Porém, temos que ter conhecimento de sua existência, não é mesmo?

Pois somente assim poderei ter controle de minha vida, e decidir o que é o certo ou o errado. Eu e somente eu. Claro, com coerência.

Para evitar humilhações, o discernimento é fundamental, simples. E nesses entremeios, surge a relação da catábase com a resiliência, palavra da moda, vigente e ativa. Se caímos, rogamos à resiliência. E se tudo está correndo bem, ótimo, vamos prosseguir companheiro. Porém, estamos passando uma pandemia desgraçada, vivemos um (des)governo que mais parece um hospício, vivemos com crises econômicas, vivemos, vivemos e...sobrevivemos...

A catábase vem mas a resiliência também. As leis da vida estão aí e apesar "deles", amanhã será outro dia.

Os paradigmas e conceitos mudam e mesmo com cotidianos líquidos (Bauman), e uma identidade pós-moderna em crise (Stuart Hall), o rei sol vai entrar em nossas casas com sua beleza magnânima. E quando nossas estruturas pedem socorro, forças desconhecidas surgem dos subsolos. Crescemos e amadurecemos à força, literalmente.

Quando matamos nossos pais (no sentido figurado), estamos assumindo responsabilidades.

Interessante perceber que o conceito catábase ainda não circulou nos milhares de livros de auto-ajuda. Realmente curioso.

E catábase não significa catar bases. Existenciais ou mesmo em nossa linguagem, pois somos humilhados com a imposição de termos de outras línguas como center, tower, etc.

Que orgulho do Policarpo Quaresma que desejava um hino nacional em tupi-guarani. As cenas com o recém falecido ator Paulo José permanecem em minha mente como refúgio das identidades latinas.

Típicas violências culturais com origens de nossa descoberta no século XVI onde "vivemos desde então, o paradoxo de sermos definidos por palavras que não nos representam", acrescenta Márcia Tiburi. Quase um caos em nossa identidade onde a liquidez nos deixa à deriva.

E a catábase nos leva aos quinto dos infernos com imperialismos e opressões. Como a Revolução Industrial, sim, a Revolução do "progresso" que massacrou a massa trabalhadora. Basta ler Germinal de Émile Zola, um drama humano.

Me vem à cabeça o "divertsement" de Pascal, pois para fugir de nossos sofrimentos buscamos alegrias com alegorias. Fugas com jogos, vícios, etc, para afastar nossas misérias humanas.

E para amenizar nossas descidas ao inferno, apelamos a famosa resiliência com doses de fé como se fóssemos Jó.

A "Queda" de Camus lembra outras descidas de ladeiras. No romance o narrador Jean-Batist Clemence se isola após presenciar um suicídio no Rio Sena, quando não fez nada. A culpa vive em sua alma como daquele que desistiu da batina pois esperava abrir portas mas só encontrou uma que dava para uma parede. Clemence sofre com sua culpa escutando o grito do suicida como uma verdadeira...catábase.

Quem não sentiu tais sentimentos em suas vidas atribuladas? Clemence espera um milagre quando diz: "ó jovem, atira-se de novo no rio, para que eu possa salvar sua vida..."

Infelizmente, muitas situações de nossas vidas não oferecem uma segunda oportunidade. A catábase está a espreita esperando nossos erros. Pelo menos na literatura.

Ou não...

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

ET ou Ser Humano

Vejam que louco. Revendo capítulos da turma do Capitão Kirk e do Dr. Spock uma situação inusitada me causou impacto. Um enorme impacto. Em suas viagens onde ninguém ainda tinha chegado além da frontei

Detetives da Filosofia

Quando digo que histórias em quadrinhos (HQ), Agatha Christie e Arthur Conan Doyle formam literatura filosófica e existencialista, alguns discordam. Puro preconceito. Em "Um Caso de Identidade" Sherlo

Post: Blog2_Post
bottom of page