top of page
Buscar
cocatrevisan

Côros Conservadores?

Atualizado: 14 de nov. de 2022

"Para compreender certas experiências da nossa cultura nos dias atuais, mas também para ler com novo olhar", diz Victor da Rosa em texto sobre a escritora Flora Süssekind.

Em tempos políticos obscuros com um governo que não tem mais nem ministério da cultura (e um secretário que no máximo foi ator em "Malhação), sentimos na alma a desafinação cultural.

Com restrições e opressões o indivíduo crítico deve assimilar seu tempo para analisar a virada anti-conservadora latina com um grande final de ano no Brasil.

Soy latino e a tal falsa mística verde-amarela, como sugere Victor da Rosa, está encerrando seu maldito ciclo.

O apocalipse está chegando, mas calma pessoal, apocalipse significa renovação...

Apesar de Süssekind lembrar em seu último livro "Coros, Contrários, Massa" que na última década passamos por uma onda conservadora, reações esquerdistas já anunciam...tu vens, tu vens...eu já escuto teus sinais...

E mesmo com recaídas como na Itália, estamos de volta. Bom, quanto à Europa, Voltaire já disse em "Cândido" que um mundo ideal, utópico, só seria possível fora da Europa. Voltaire disse que nunca viu uma cidade que não desejasse a ruína da outra, e viveu numa Europa no século XVII com milhões de assassinatos onde homens eram "arregimentados correndo de em lado para outro...em cidades que desejavam apenas a paz, porém os homens eram devorados pela inveja".

Ah, e quero distância da pantera, do leão e da loba de Dante Alighieri.

Lembrando, no inferno, Dante encara os três animais que o repelem para a selva onde a pantera significava a luxúria e a fraude política da época em Florença, o leão revelava a violência e a loba deslizava sua avareza.

Quem sou para discordar de Flora Süssekind, mas realço novos olhares e outros recortes com propósitos de esclarecer o conservadorismo.

E lembrar que muitos seguem um mundo conservador com informações equivocadas. Se as redes sociais abrem espaços para divulgação de vários ângulos, ao mesmo tempo o fake news torna-se arma poderosa.

E o que poderia ser doce, fica azedo, muito azedo.

Se não estou sendo específico, basta ver a cegueira conservadora no Brasil que seguem fakes absurdos. Ora, boa parcela dessa onda está inserida nesse mar de notícias inverídicas.

Evidente que Flora Süssekind vai "mais fundo", seu livro tem 700 páginas, mas esse ítem, em minha opinião, exige um lugarzinho nas filas dianteiras.

E seguindo ainda nossa autora, (professora da Unirio), acho que podemos inserir aos gritos anti-conservadores o teatro e a música. Ela mesma cita a estética da "Tropicália" com suas múltiplas vozes e com imagens que se desdobram. Imagens que se opõem mutuamente reforçando tensões com destaque a corais com certo "simultaneísmo", isto é, com vozes e cantos diferentes e solitárias.

Ou, ainda seguindo Flora, um coro dos contrários com atritos na arte.

São olhares que querem dançar no gelo, desrespeitando atritos seguros para garantir visões alternativas.

E quem sabe exigir da classe média novas posições ideológicas a partir desses novos olhares. Aliás, falando em classe média (o Centrão civil), em outro texto, Süssekind destaca Sebastião Nunes quando esse afirmou que a classe média tem medo da própria sombra, porém a sombra também tem medo da classe média. Ah, esse centrão...

Nunes diz mais, que a sociedade média acende velas para Deus e para o diabo e que essa parcela social tem telhado de vidro mas atira pedras no telhado do vizinho.

Não é o Centrão de Brasília?

E não entrei no quesito hipocrisia, como os atuais falsos cristãos, cada um com sete casamentos, três parceiras e duas amantes. Tudo em nome em Deus...

E cantam seus côros conservadores.

Côros Conservadores?

Hipócritas.

Ora, vemos esses discursos na política e se alguns seguem tais dogmas conservadores, pode ser até que essas vozes sejam sim conservadoras, "pero no mucho".

E com o agravante de que a maioria segue a onda conservadora sem nenhum conhecimento de seus conceitos e, pior, com interpretações equivocadas.

É amigos(as) e inimigos(as), não é fácil entender...a boiada...


137 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

O Grito dos gritos

Geralmente gritos significam dores e tristezas, porém outros gritos podem reverter o processo. Entretanto, normalmente gritos revelam...

Soma de idéias feitas

A Indústria Cultural surge com máxima representatividade quando Theodor Adorno e Max Horkheimer esclarecem nos anos 40 as artimanhas do...

Estranhas Andorinhas

Jocasta, já temerosa e sem certeza de que Édipo matou o Rei Laio e é seu filho, diz que "meu pobre filho morreu há muito tempo antes...

2 Comments


lecfmfelipe
Nov 17, 2022

Verdade , pessoas acham que pode matar , em nome Deus !!! deseja mal a um amigo que pensa diferente, ofender um estado por não votar em um louco, e ainda assim , não se confirmam, com a escolha da maioria e não a deles.

Like
cocatrevisan
Nov 17, 2022
Replying to

É por aí...valeu...

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page