top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa?

-Como sempre, às 18h, no máximo 18h05.

-Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mandam e decidem).

-Mas temos casa própria, emprego...

-Sim meu amor, não estou reclamando, apenas queria saber onde estão aqueles dois jovens que iriam se resignar, ousar?

-Está falando de quem querida?

-Nós...

Não, não se trata de um casal entediado do século XXI, mas de um casal de classe média vivendo o sonho americano dos anos, acreditem...1940...

Um clássico Noir de 1948, "O Caminho da Tentação" traz diálogos que parecem atuais.

Parecem?

São...

Porém, os EUA não estavam em ruínas como a devastada Europa, a vida seguiu rapidamente normal após a II Guerra Mundial e a espinha dorsal, segundo eles, acompanhava a rotina.

E quando uma esposa questiona seu marido pela rotina desgastada, ele até concorda da masmorra dizendo que gira a roda sem parar...todos os dias...mas...

Sim, sei, atualmente só ter casa própria e emprego já vale como grandes conquistas.

Mas quero ir além.

Precisamos e temos direito.

Desejo isso, mas eles, sempre eles, estão atentos e com suas astúcias conseguem apoio até dos oprimidos.

Tolos.

Não exercem seus direitos, estão amarrados e cegos.

Querem exemplos didáticos?

Estava numa mesa de bar com amigos, um pai se deliciava com seu filho cursando doutorado enquanto outro se lamentava por não ter condições financeiras para financiar estudos para sua filha.

Mas não sabe que há universidades federais, gratuitas?

Aliás, nem pai nem filha se interessavam pela educação...

Eis a dupla violência, imposição e ocultação. Eles incutem objetivos e assim como o governo anterior, desestimulam o inocente.

Para esses, estudar é tempo perdido, suas almas sem ambição giram as rodas "deles".

Almas supérfluas, homens supérfluos como os aristocratas russos sofrendo com um suposto capitalismo, segundo o escritor Turguêniev em época de Czar.

A espinha dorsal se retorce e não exige, aliás, não permite, novos conceitos.

O verbo ousar desaparece.

Está nos subsolos e ficamos esperando Godot.

Enquanto isso uma multidão apóia o opressor sem perceber as ideias impostas e camufladas.

Tolos.

Além de humilhados são ofendidos por mídias malditas comandadas por eles...sempre eles...

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

ET ou Ser Humano

Vejam que louco. Revendo capítulos da turma do Capitão Kirk e do Dr. Spock uma situação inusitada me causou impacto. Um enorme impacto. Em suas viagens onde ninguém ainda tinha chegado além da frontei

Post: Blog2_Post
bottom of page