top of page

Foco no Talento?

  • cocatrevisan
  • 22 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de jun.

Porque programas religiosos, principalmente os que passam na madrugada das televisões, focam pessoas depressivas, crises e infelizes?

Certo, uma das essências é ajudar os necessitados, porém porque não realçar também os felizes?

Foi o que o psicólogo Abraham Maslow fez ao estudar pessoas saudáveis em vez de doentes na década de 1940.

Focando nos talentos.

Reforçando caminhos de preferências individuais.

Maslow segue vias filosóficos e psicológicos, mas para o homem comum, as condições financeiras impedem "focar" suas capacidades.

Ajudar a família, correr atrás da sobrevivência, etc, repelem talentos trancando jornadas mais acessíveis e, claro, felizes.

Gary Lachmann, também filósofo lembra das teses freudianas, nossas angústias devido "às necessidades pós-modernas" guiando nossos cotidianos.

O mal-estar...

Dureza.

É o que Freud escreveu em "O Mal-estar da Civilização", os desacordos do progresso com o Ser.

O mal-estar...

E mesmo quando reconhecemos nossas capacidades esbarramos neles, sempre eles, que fecham nossos caminhos, eles querem e conseguem determinar suas "vontades".

Eles estão de olho, George Orwell já alertou a ganância do grande irmão.

Maslow discorda de Freud quando o alemão descreve o ser humano como invariavelmente neurótico vendo o ser humano como um indivíduo míope, mas que pode fazer da resiliência uma qualidade.

Maslow reforça, "qualquer capacidade serve como motivação" e o empirismo pode decidir objetivos.

E mais, temos que trazer à tona a luz interior, do nosso coração, que se ficar inapta, o capital atropela o citado talento.

A psicologia está esclarecida, ou quase, mas aí vem o drama do homem comum que não tem chance(nem tempo) para realçar suas preferências.

Enquanto isso temos que escutar da "grande" consultora e psicóloga filha do Didi(Renato Aragão) que só não consegue alcançar seus objetivos as pessoas fracas...

Aff...

Melhor seguir os conselhos da Teosofia que esclarecem que vitórias podem gerar ódios pois os derrotados sofrem suas consequências e desumanizando a busca do sucesso não importando os meios necessários.

Com ou sem seus focos...

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Vencer ou Vem Ser

Passeando como um autêntico flâneur vejo uma placa dessas que rondam nossas esquinas, provavelmente de uma igreja ou escola. Vem Ser. ...

 
 
 
Detentos Escolares

Antes de qualquer palavra ou tese, lembro que sou apenas um blogueiro jornalista além de um suposto simpático rapaz latino-americano. ...

 
 
 
Voar ou Cair

Tenho tempo...bom, eu acho, eu só quero falar... O mar é lindo mas já levou muitos. O tempo foi um tempo que o tempo não esquece. ...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Violências Culturais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page