top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Godot não vai me levar

Atualizado: 6 de ago. de 2023

Zeca Pagodinho anunciou uma vida sem preocupações aceitando o que viesse pela frente.

Sorte do que vem...

Azar do que vem...

Tu vens, tu vens...

Deixar acontecer, bom, para ele tudo certo, vive no Rio de Janeiro e curte suas cervejas com dinheiro no bolso.

Na paz.

Já nosso outro amigo viveu as agruras da guerra e do pós-guerra e não havia mais nada a fazer além de ficar esperando Godot.

Samuel Beckett sofreu na resistência francesa e lá, o tempo era outro, não deixando ninguém se levar.

Se Vladimir e Estragon (personagens) conversavam sobre nada ou talvez sobre a existência inexistente esperando alguém ou algo, Beckett superou o fim da guerra, enquanto Pagodinho rolava garrafas saboreando gotas de outros diálogos.

Porém, um dos vagabundos de Samuel Beckett parece encarnar nosso sambista, "nada acontece, ninguém vem, ninguém vai, é terrível", mas aí Zeca Pagodinho ensina o carpe diem. E revela aqueles dias que ficamos à mercê do destino quem sabe esperando Godot.

Mas os infelizes não vivem, apenas sobrevivem e um lembra ao outro que "o terrível é não ter pensado um dia", e isso é o que eles, sempre eles, querem.

Como autênticos alunos de colégios militares, sim senhor, não senhor.

Vladimir e Estragon são assim, vivem na escuridão, fazem parte de um (triste) belo quadro social.

Doutrinados.

E humilhados.

Estão cegos e para eles pensar é algo impossível. Não correm mais o risco de pensar e sobrevivem como operários sem razão.

Estão esgotados por uma sociedade comandada pelo capital.

Estão perdidos, não conhecem a palavra resiliência e se não estão esperando Godot, estão esperando a morte chegar. Os canhões venceram as flores. Os anos de chumbo ainda ressoam.

Porém, a voz de Beckett também é resiliente e é a paz de espírito que vai determinar o meu "deixa a vida me levar".

Respeitando o oposto, não açoitando o pequeno ao contrário do arrogante e desprezível Pozzo(Bozo?), outro personagem de Beckett. Quero alertar o oprimido e dar voz a Lucky, o cão humano.

E responder ao opressor maldito.

Maldito gado.

Malditos...ingênuos(Tambo do Bando).

Malditos...

Como Vladimir e Estragon, não pensam mais, vivem em suas bolhas acreditando em falsos mitos pois não há mais discernimentos, as mídias malditas triunfaram.

"Eles" levaram tudo.

E agora Estragon?

"Não há nada a fazer", responde derrotado.

Enquanto isso, Pagodinho deixa a vida lhe levar, nada contra, a sede é grande... o drama é ver estragons e vladimires todos os dias esperando...Godot...


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

Post: Blog2_Post
bottom of page