Fé não se discute. Católico, Protestante, Espírita, Seicho-no-ie, entre outras doutrinas, todo indivíduo tem direito e liberdade para seguir a crença na qual acredita. Em minha opinião, tendo como essência, Jesus, tudo certo.
Repetindo, em minha opinião.
Sou cristão, leio muito sobre a Bíblia, participei de estudos bíblicos durante três anos e aprendi muito sem aquela orientação tradicional. Foram debates abertos. Claro, respeitando o significado das divinas palavras.
Gosto dos livros do padre Marcelo, principalmente de Kairós (que significa o tempo de Deus), tenho três livros do padre Fernando José Cardoso (não, não é o ex-presidente tucano), quem não conhece, (sugiro), ele sabe muito. Ele inclui filosofia e existencialismo em suas análises, tendo a Bíblia como base. É uma enciclopédia. Tem programa há mais de 15 anos na TV (O pão nosso de cada dia), aliás, nome dos livros dele que tenho em minha casa. Seu cientificismo é uma construção de ideias e mostra caminhos de resiliência em nosso cotidiano quando diz, "quantas vezes tivemos que caminhar sobre as águas, para manter a integridade e a coerência de nossa fé ".
Augusto Cury com seus livros e teorias, e também expõe o Mestre dos mestres. Também leio a monja Coen, e apesar de perceber certos preconceitos, aprendo muito com sua sabedoria, com as experiências dela. Considero a monja uma figura.
Da mesma maneira, vejo os filósofos clássicos como Epicuro e seu jardim, Sócrates, Platão e o maluco beleza Diógenes como expoentes do tema. Estamos sempre em busca de algo, como Sartre dizia, cada um quer encontrar seu sentido de vida. Como Milton Nascimento canta, não precisamos morrer para ver Deus.
Com crise ou sem crise, é necessário e vital "buscar" novos caminhos sempre, se aperfeiçoando espiritualmente.
Seguindo esteiras do bem, tô dentro. Ho'oponopono é mais um caminho, purificação, mantra, conceito, som, que deseja apagar raivas e ódios. Agradeça à raiva, pois assim, "limpando" seu interior, resultados de curas virão. O Dr. Hew Len orienta restaurar a limpeza, a inocência original, como Jesus demonstrava como uma pureza do Reino.
Limpando nosso interior, nossa raiva, ficamos mais próximos de resolver nossos problemas, não é mesmo? Simples e funcional. O método do professor Len sugere a repetição, sempre, dos quatro principais fundamentos: "Eu sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo, muito obrigado". A Seicho-no-ie segue algo semelhante, com seu "obrigado, muito obrigado".
O Dr. Hew Len virou celebridade, quando curou dezenas de doentes mentais no Hospital Estadual do Havaí, com uma peculiaridade...ele não viu nem tratou os doentes pessoalmente. Foi através da força das palavras, das orações. Muitos estudiosos foram ver como funciona a técnica havaiana, a fim de compreender como ele consegue seus resultados positivos. Um exemplo: no Hospital, uma seguidora dava aulas e ensinamentos aos pacientes do Dr. Len, quando houve rebeliões em várias departamentos do recinto, mas na sala onde ela estava, tudo seguia sereno. Ela disse para seus alunos, "não sei exatamente o que vocês estão fazendo, mas continuem"...engraçado, mas verídico.
As quatro fases que resumem o Ho'oponopono são então, "Eu Sinto Muito, Por Favor, me Perdoe, Eu Te Amo e Obrigado". Repitam, repitam.
Além de todas essas doutrinas, na qual sigo caminhos e conceitos de várias, lembro que como sou dos anos 60, incluo mais uma, "Paz e Amor, Bixo..."
Mas pretendo escrever mais sobre o livro "Limite Zero", seguindo o autor Joe Vital, que destrincha o método. Ele foi conferir o trabalho, as técnicas do Ho'oponopono e publicou o livro, que será tema de outro texto. Joe Vital ficou fascinado por ver pessoalmente as curas do Dr. Hew Len e passou a seguir o mestre. Atualmente dá palestras esclarecedoras das técnicas havaianas. Sou principiante ainda, mas repito sempre "Sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo e Obrigado...".
Sempre aparece algo novo, estamos sempre aprendendo, recebendo energias, caminhos para o bem-estar, o importante é deixar as portas abertas, sendo do bem, estamos, eu pelo menos, à disposição.
Comments