top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Humboldt e os nomes Esquecidos

Atualizado: 25 de out. de 2021

Nomes esquecidos. Todos já ouviram falar do treinador de futebol Zagallo, mas poucos conhecem João Saldanha. Saldanha foi o treinador que preparou a melhor seleção Brasileira de todos os tempos, a Tri Campeã no México em 1970. Alguns dias antes da Copa ele foi substituído por Zagallo por "n" fatores (nem vou entrar no mérito).

A questão é que Zagallo pegou o time prontinho, foi campeão e se consagrou. Quando Zagallo "fez" o time, perdemos em 1974 pra Holanda e em 1994 foi aquele fiasco na final, quando perdemos de 3x0 para a França. Mas até hoje Zagallo é considerado herói e João Saldanha foi para a rua dos esquecidos.

Muitos nunca ouviram de cantores como Nei Lisboa ou Walter Franco (não confundir com Moacir Franco), mas qualquer um sabe quem é Anitta. E assim vamos caminhando e cantando e seguindo a canção.

Os "nomes esquecidos" me fazem lembrar da microhistória, aquela que lembra os esquecidos e marginalizados, a história do soldado, e não a do General.

Assim é. Com escritores, cantores, filósofos e trabalhadores em geral.

Na filosofia por exemplo, todos já leram ou ouviram comentários sobre Sócrates, Platão ou Nietzsche, mas vocês conhecem Lá Bruyere? Eu não.

Recentemente conheci suas obras e pretendo escrever sobre elas nós próximos textos. O desconhecido, pelo menos para mim, é fantástico com teses "esclarecedoras".

Assim chego no nome de Humboldt. O pai da ecologia. Alexander Von Hauboldt nasceu em 1769 e foi o grande inspirador de Charles Darwin, é, aquele mesmo que vocês conhecem, autor da "Origem das Espécies". E o próprio Darwin tem Humboldt como ídolo. Porém, o famoso é mesmo Darwin mas o curioso é que Humboldt ainda tem seu "público", porém, insignificativo diante da fama de Charles Darwin. Dez anos após sua morte, uma multidão de quase cem mil pessoas homenagearam ele em Berlim, sua cidade natal. Mas isso em 1869, pois atualmente é um exemplo tipico de "nomes desconhecidos".

Foi até visionário, pois já previa há mais de 200 anos o aquecimento global.

Ele publicou dezenas de obras e suas experiências na América do Sul serviriam de base para o famoso Darwin e suas "espécies". Em 1799, Humboldt chega na América e revela à Europa, um mundo novo nos trópicos. Percebeu, por exemplo, que "palmeiras chamadas de Buritis são uma espécie-chave para o ecossistema: os frutos comestíveis atraem pássaros, a terra úmida nos troncos protege insetos e minhocas da aridez. Se elas fossem cortadas, tudo entraria em colpapso"(Superinteressante de Dezembro/2020).

Simon Bolívar chegou a dizer que Humboldt foi o verdadeiro descobridor da América do Sul com suas descobertas nos cincos anos em que atravessou as selvas da Venezuela, 1700 milhas do rio Orinoco, criando mapas com linhas de temperaturas que chamou de "curvas isométricas".

Mais tarde, essas linhas virariam padrões na vida e tipos de vida, como verdadeiras conexões da natureza.

Uma das grandes descobertas desse genial geólogo foram árvores com quinino, que curavam malárias.

Incrível não é mesmo? E tão menosprezado na história, um nome muito, mas muito esquecido.

O pai da ecologia merecia um reconhecimento em nossa literatura e sair, definitivamente, da lista dos nomes desconhecidos...

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Detetives da Filosofia

Quando digo que histórias em quadrinhos (HQ), Agatha Christie e Arthur Conan Doyle formam literatura filosófica e existencialista, alguns discordam. Puro preconceito. Em "Um Caso de Identidade" Sherlo

No Dia que já vem vindo

É, para azar dos terraplanistas, o mundo é redondinho..."pasmem"... Arueira... Cuidado falsos juízes e mitos torturadores, aquele dia já vem vindo, ouviu marinheiro? A lei do Retorno é infalível. Pode

Solidão?

Quando você senta no sofá de sua casa, sozinho, sente uma paz soborosa ou uma tristeza azeda? Fica feliz ou sente o peso da solidão? Sim Alceu Valença, a solidão pode ser um descompasso do coração par

Post: Blog2_Post
bottom of page