top of page
Buscar
cocatrevisan

Nossos Olhares

Atualizado: 1 de nov. de 2021

Um dia desses, dois amigos olhavam a mesma paisagem, um delirava estaziado com a natureza, e comemorava até o vento que fazia as árvores dançarem como se estivessem escutando uma orquestra sinfônica. O outro estava indignado, porque uma figueira estava atrapalhando sua visão.

Outro dia aconteceu fato parecido comigo. Estava na praia diante de um mar exuberante com ondas calmas, já sabia que aquela praia tem um mar calmo e tranquilo. Eu estava com um amigo que não estava gostando, pois sempre preferiu mares agitados.

Nossos olhares, como vemos e como somos. Sempre lembro da frase de Epíteto "duas pessoas enxergam o mesmo fato com duas opiniões distintas".

Na literatura pode ocorrer o mesmo fenômeno. Num texto histórico, por exemplo, um fato pode ter várias interpretações. Nem vou entrar aqui nas questões da "recepção", uma linha especializada da Comunicação. Sigo aqui, uma peregrinação de um autor que deseja o seu próprio olhar. Vejam que, quando uma peça de Cervantes é apresentada por dois diretores, certamente teremos dois olhares antagônicos. E Cervantes sofre aqui, uma ruptura com novos olhares. Ele foi transformado pelos dois diretores e será mais ainda por platéias distintas.

E quando estamos de bem com a vida, e percebemos que estamos iluminados, então nesses momentos nossos olhares estão cobertos de endorfina, e aí deveriamos buscar mudanças significativas em nossas vidas. Porém, só olhar não basta, temos que agir. Como sou da área da Comunicação Social, não posso evitar de falar da presença da mídia em nosso cotidiano, principalmente da TV. Jesus Martin-Barbero diz que "a televisão é a mídia que mais radicalmente irá desordenar a idéia e os limites do campo da cultura, suas separações entre realidade e ficção, entre vanguarda e kitsch, entre espaço de ócio e de trabalho".

Como a TV possui o poder de hipnotizar sua clientela, evidente que fica mais fácil orientar e direcionar nossos olhares. Somos "imbecilizados", pois ficamos sem posições críticas. Somos liberados da reflexão.

E se ainda tem dúvidas de como um fato ou cena pode ter visões diferentes, observe dois adversários políticos debatendo sobre um mesmo acontecimento. Ou dois torcedores de futebol, também rivais, discutindo sobre uma jogada polêmica.


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Grito dos gritos

Geralmente gritos significam dores e tristezas, porém outros gritos podem reverter o processo. Entretanto, normalmente gritos revelam...

Soma de idéias feitas

A Indústria Cultural surge com máxima representatividade quando Theodor Adorno e Max Horkheimer esclarecem nos anos 40 as artimanhas do...

Estranhas Andorinhas

Jocasta, já temerosa e sem certeza de que Édipo matou o Rei Laio e é seu filho, diz que "meu pobre filho morreu há muito tempo antes...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page