top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Não Caia

Atualizado: 31 de jul. de 2022

Zé Ramalho já alertava, "não caia", quem vai voar...

Sucumbir à nossas ideologias...desistir...é o que eles querem.

Não caia.

Eles querem nosso silêncio.

Não caia.

Cuidado, as culturas industrializadas massacram nosso cotidiano.

Não caia.

Sim, o Grande irmão de George Orwell é mais real que imaginamos.

Não caia.

As instituições punitivas de Michel Foucault sobrevoam e derrubam iniciativas.

Não, definitivamente, não caia.

Todos já sabem, um dos primeiros gritos de sobrevivência contra as opressões é desobedecer padrões e deixar de ser meros receptores de modas e opiniões.

Simples assim. Deixar de ser um robô seguindo ideias pré-concebidas.

Nélson Rodrigues já disse isso, nosso problema é que fazemos parte de uma sociedade preconcebida.

O que fazer? Ultrapassar o nosso "até ali". Como vou saber o que há depois da curva se não arriscar? Ora, o que existir depois das curvas sinuosas vai ficar para "eles". E a suposta segurança de ficar acomodado será uma proteção fictícia, não teremos novas respostas, elas serão as mesmas de sempre. E pode ficar pior, pois podemos esquecer quais eram as perguntas.

Não podemos esquecer que medos e subordinações tiram nossas esperanças e daqueles que aceitam passivamente a idéia do outro. Cipriano Vãlcan, filósofo romeno cita kafka: "ele sempre preferia partir da investigação de si mesmo, buscando chegar a um diagnóstico preciso das enfermidades da alma dos seus contemporaneos".

É preciso ousar.

É preciso respeitar sua biografia.

É preciso revelar sua dignidade e seu rosto. E se errar, lembre que o jogador só perdeu o gol porque tentou e ficar acusando sua falha vai mascarar a fraqueza daquele que nem buscou sua vontade.

Acho que sempre vai valer mais enfrentar o novo do que aceitar o antigo.

Quero a insegurança do mundo líquido de Bauman, quero ver através das curvas misteriosas. Não vou deixar ninguém tirar minhas ilusões, quero ver a estrela brilhar (sim, falta pouco tempo).

Tanto para o jovem como para o adulto e para a terceira idade, pois temos sonhos e objetivos. Temos que ver o que há atrás das montanhas. Não canso de ficar na área da frente da minha casa observando uma linda montanha, mas sei o que há lá adiante. Ciprian segue com Kafka, "é preciso entrar na casa, em vez de admirá-la e decorá-la".

Admirar faz parte do processo mas ultrapassar as curvas representa crescimentos internos. O que não podemos deixar acontecer é permitir o outro dizer o que devemos ou não fazer, ler, ver, pesquisar, bisbilhotar, estudar, decifrar...

Não, não pretendo cair, e se cair, vou precisar de novos conhecimentos que podem estar atrás das montanhas, depois das curvas.

Percebem?

Ei homem de Deus, acorde ainda é tempo. Ei homem de Deus, remova as montanhas, elas são "suas", de mais ninguém. Elas te pertencem.

O Grande irmão de Orwell que procure outro, comigo não. Obrigado Foucault por me alertar sobre as instituições desgraçadas. Agora sei que nos quartéis ensinam antigas lições. Agora entendo porque o personagem de Raul Pompéia incendiou sua escola. Calma, não estou disseminando ódios nem sou incendiário, uso Raul Pompéia como metáfora (embora Sergio tenha incendiado o Ateneu).

Só desejo que ninguém caia.

Também não quero cair, muito menos ser acusado de incendiário, quero apenas ultrapassar montanhas.

Minhas montanhas.

132 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Exílios Consensuais

O que leva indivíduos viverem toda sua vida na mesma cidade? E por outro lado porque milhares de pessoas pulam para lá e para cá? Sim, multidões mudam de cidades por questões profissionais mas milhare

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Post: Blog2_Post
bottom of page