top of page
Buscar
  • cocatrevisan

O Retorno do Anão

Atualizado: 23 de out. de 2021

"Se o homem que está enfastiado se torna eternamente um homem pequeno", então todo instante guarda a sua potencialidade. E agora entendo e concordo com Gilbeto Gil quando diz que o melhor lugar do mundo é aqui e agora.

Lembrei de Zaratustra e seu eterno retorno nos remetendo à superações, afinal, se o momento é agora, façamos o melhor possível.

Zaratustra disse que "tudo vai, tudo retorna, a roda da existência guia eternamente. Tudo move, tudo torna a florescer, assim eternamente como as estações da existência".

E se toda reta é mentirosa, então voltaremos sempre, em círculos, subindo ou descendo para chegar no pórtico chamado instante. É quando aparece o anão, mas não tenho certeza nem se trata-se de uma pessoa. Não por seu tamanho, afinal pode ser outra coisa, um valor por exemplo ou um ser imaginário de Zaratustra. Foi o anão que supostamente falou que toda reta mente, mas como já disse, tudo pode ser imaginação ou insinuações do meu inconsciente. Não, acho que as dúvidas do anão são mesmo "valores". Podem servir para estimular minha vida, sair do marasmo, pois já não me interessa mais se o anão é humano ou não. Seja o que for, será minha motivação. Fujo do vazio e já tenho com quem brigar, e se for assim, tenho força. Portanto, fique aí, anão. Eu preciso de ti.

Acho que vi esse anão anos atrás. Eu estava num bar nas redondezas da UFSC em Florianópolis e voltei 35 anos, num retorno eterno ou eterno retorno, sei lá. Lembrei dos bares da minha faculdade e naquela noite em Floripa, vi colegas do passado. Lá estavam o doido, o nerd, o amigão, a gostosa, o chato, o louco e a louca, todos...e o anão era todos eles...

E se no ano passado morri, nesse ano eu não morro. É, Belchior sabia das coisas, pois perecer é necessário pra reviver. Até para coisas e valores. Ora, para renascer somente morrendo não é mesmo?

Vem, anão, vou te abraçar ou te encher de porradas. Calma, pequeno homem ou homem pequeno, o instante vai determinar nossas ações, o importante é manter nossos laços. Mesmo porque Zaratustra já havia alertado o anão, "olha para este instante, desse pórtico chamado instante, segue para trás uma longa e eterna rua onde há uma eternidade".

Ou 35 anos.

Michel Maffesoli disse que o tempo configura o homem social diante de estruturas individuais, o Ser e o tempo, as nossas difíceis relações humanas. Talvez sejam nossas vidas esgotadas pedindo ultrapassagens infinitas.

Ora, se a existência segue infinitos instantes, instantes eternos, então o hoje é a essência do momento.

Curtimos o agora, pois o melhor lugar do mundo é mesmo, aqui e agora.

Pois como Zaratustra disse, "estou em frente da mais alta montanha e da minha mais longa viagem e por isso preciso descer como nunca desci",. Então, lembramos que às vezes estamos no topo, porém em outras situações no mínimo, embaraçosa .

O lendário sábio persa conhece os extremos e talvez, por isso insista em seus Super-homens. E o anão faz a sua parte, ele está no capítulo "visão e do enigma" com suas frases complexas, formando caminhos filosóficos. Nesses instantes, relembro que cada um tenha suas devidas relações com seus anões.

Que cada um atire suas pedras, mas não esqueçam que elas vão retornar.

Suas ações e valores também podem matar nas vertigens próximas de nossos abismos. Se o que vale é o instante, evidente que ele será eterno e seu retorno garantido.

Quem já não teve tais sensações ou momentos eternos como o qual passei no bar em Florianópolis. É, a vida não se resume em festivais, ela se supera, graças a Deus. Seria mais fácil definir se é a minha vez ou do anão. Ou melhor, seria muito mais digno comigo mesmo. Sim, dignidade em nossos cotidianos para viver os eternos instantes.

89 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Detetives da Filosofia

Quando digo que histórias em quadrinhos (HQ), Agatha Christie e Arthur Conan Doyle formam literatura filosófica e existencialista, alguns discordam. Puro preconceito. Em "Um Caso de Identidade" Sherlo

No Dia que já vem vindo

É, para azar dos terraplanistas, o mundo é redondinho..."pasmem"... Arueira... Cuidado falsos juízes e mitos torturadores, aquele dia já vem vindo, ouviu marinheiro? A lei do Retorno é infalível. Pode

Solidão?

Quando você senta no sofá de sua casa, sozinho, sente uma paz soborosa ou uma tristeza azeda? Fica feliz ou sente o peso da solidão? Sim Alceu Valença, a solidão pode ser um descompasso do coração par

Post: Blog2_Post
bottom of page