top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Polifonia Diabólica

Atualizado: 23 de out. de 2021

Nossas ideologias e debates estão tão complexos e paradoxais que podemos dizer que "ah, senhores, é possível que me considere um homem inteligente apenas porque, em toda a vida, não pude começar nem acabar coisa alguma"(Dostoiévski em "Memórias do Subsolo").

Incrível, pois passamos a vida inteira, mas inteirinha, ouvindo que aqueles que nunca levam seus projetos até o fim são os fracassados.

E agora José? Verdade que conceitos são conflitantes, o consenso é difícil e agradar a todos torna-se missão impossível. Uma mesma frase possui semânticas desiguais, um entende de uma forma enquanto outros interpretam de maneira difusa.

E os filósofos ainda complicam ainda mais né? Não, se continuarmos a ter certeza, como diz Dostoiévski, que 2+2=4, não vamos dar passos além de nossas capacidades e ficamos reclusos na sociedade vigilante de Foucault.

Ah tá, agora o blogueiro quer convencer que 2×2=5...tá loko.

Sim, não, talvez, a proposta é comprovar que se ficarmos "parados" na (in)certeza matemática, sem dar créditos às polifonias, uma certeza eu tenho, vamos ficar estagnados seguindo leis ditadas nem sei por quem.

Não é verdade que toda tentativa de dar a última palavra tranca criatividades? Ora, então fugir do trivial é lei, e eu quero ser um fora da lei..."eu não preciso ler jornais...eu não sou besta pra tirar onda de herói, cowboy fora da lei"(Raul Seixas).

Não sei, talvez 2+2=4 signifique o início da morte. Ludwig Wittgeinsten descreveu em suas investigações filosóficas que um dos objetivos da filosofia era não chegar a lugar nenhum. Confesso que tal conceito sempre me deixou à deriva mas acho que com o 2+2=5, começo a entender...

A angústia está em reconhecer que 2+2=4 é definitivo. Além disso, Kierkegaard sempre disse que a morte é uma das principais origens das nossas tristezas. Afinal, a morte é uma certeza? Tem certeza? Com certeza, ou não, como não quero acreditar que 2+2=4, também não quero acreditar que a morte é uma...morte.

Me esforço para visualizar que 2+2=5. Fui questionado por um seguidor porque falo tanto em morte, tem tanto medo dela assim? Não, justamente porque amo a vida e creio em outras jornadas finais, aquelas do meu amigo Capitão Kirk. E também porque fiz um curso na Puc-Rio sobre as origens do Existencialismo e lá estão Pascal, Kierkegaard, Nietzsche, Dostoiévski, etc, e a temática é recorrente.

E entre conceitos e teorias, a polifonia infernal recrudesce como um labirinto de significados, concordando com a filosofia da linguagem de Wittgeinstein, surgindo novas semânticas ao natural.

Isto é, a linguagem instaura diretrizes de ação e mudanças onde nenhuma emergência é sem sentido.

E ainda nem falei das sensações, pois elas podem transformar ainda mais nossas frases e deixar às polifonias mais complexas. Wittgeinstein questiona, o que aconteceria com a linguagem que não descreve as essências interiores, como a sensação. Neste caso nossas linguagens não seriam privadas não é mesmo? Como descrever minha sensação em palavras?

E a polifonia vai se tornando diabólica, o que devemos salutar, pois pode originar caminhos para o 2+2=5. São muitas vozes.

Vozes das Igrejas, do Estado, das autoridades, etc. Vozes que muitas vezes fracassaram. Graças a Deus, pois renascem esperanças para dias melhores. O que eu quero mesmo é controlar meu destino e ter forças para levantar das minhas quedas.

E a polifonia pode ser tão diabólica que conceitos "ruins", com o passar do tempo, podem virar coisas "boas". O mal pode se transformar, vejam só. Nietzsche aborda a discussão em a "Geneologia da Moral" onde o Bem e o Mal dançam conforme a música.

Polifonia, elemento necessário para tentar entender o outro, como os bolsominios, se bem que aí agrava o debate, pois se eles não sabem nem que 2+2=4, vão entender o 2+2=5?

117 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

ET ou Ser Humano

Vejam que louco. Revendo capítulos da turma do Capitão Kirk e do Dr. Spock uma situação inusitada me causou impacto. Um enorme impacto. Em suas viagens onde ninguém ainda tinha chegado além da frontei

Detetives da Filosofia

Quando digo que histórias em quadrinhos (HQ), Agatha Christie e Arthur Conan Doyle formam literatura filosófica e existencialista, alguns discordam. Puro preconceito. Em "Um Caso de Identidade" Sherlo

Post: Blog2_Post
bottom of page