top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Vida, Longa Vida

Atualizado: 25 de out. de 2021

Quem me acompanha aqui já percebeu que sou fã do Capitão Kirk, Dr. Spock e todo grupo que "viaja no espaço, indo onde ninguém até hoje...". A fronteira final.

A capacidade mental do orelhudo e inteligente vulcano, o mais esclarecido que já pisou na Via Láctea, Dr. Spock, arrasa com seus verbetes lógicos. Cada frase dele poderia ser tema de mestrado. E com ele, concordamos que a lógica está inserida na sabedoria e quando ela está afastada, nossos erros assumem posições destacadas nos batalhões da frente. Erros que derrubam presidentes ou aceleram até processos civilizatórios.

Quando Alexandre, o Grande Rei da Macedônia se "perdeu", suas glórias foram logo superadas por seus erros existenciais. Ele menosprezou a lógica e para nossa sorte, já sabemos que com pensamentos equivocados e sem lógica nenhuma, jamais teremos vidas longas. O retrocesso é garantido.

Prefiro a lógica do vulcano (que as vezes chega a irritar), pois acompanhada dela nos aproximamos de uma vida longa. Pelo menos essa é a lógica.

Em um dos primeiros episódios da série Jornada nas Estrelas, Spock fica reticente ao novo comandante, Capitão James T. Kirk, uma vez que se ele era oficial de ciências há 11 anos, seria lógico que o comandante fosse ele próprio, não um jovem arrogante.

E agora, Dr. Spock? Como ficam nossas lógicas. Porém, depois de jogar xadrez com seu novo comandante, Dr. Spock conclui que Kirk tem capacidade para sua nova função na Enterprise. Para Spock, se Kirk domina a arte de jogar xadrez, então tem plenas condições de ser o comandante. Essa é sua lógica.

Porém, nossa querida lógica também apresenta suas armadilhas.

Em uma de suas missões pelo espaço sideral num planeta perdido, o Capitão Kirk joga uma cadeira sem uma perna para longe, mas ela retorna às mãos do comandante que por incrível que pareça, está pronto para pegar a cadeira. O que aconteceu? Não parece nada lógico tal fenômeno. Isso se Capitão Kirk não tivesse atirado a cadeira para...cima.

Gostaria de visitar um dia o planeta do Dr. Spock, imaginem essa sabedoria em Brasília ou nas redações de nossa mídia. Pode ser que aí sim, entraríamos num novo normal.

Mas isso é utopia, embora se temos dois pés para cruzar a ponte, quem sabe né...

Martin Seligman em "Felicidade Autêntica" propôs aos seus alunos a seguinte tarefa: determinado dia todos deveriam escolher uma ação humana, uma prazerosa ou filantrópica. O resultado foi que aqueles que realizaram ajuda ao próximo se sentiram mais felizes.

A filantropia vencendo o prazer, e poderíamos acrescentar, a utopia exercendo seus direitos de humanidade. Ou ainda, a simplicidade derrubando o egoísmo.

Alguns alegam que viver logicamente pode quebrar encantos ou ainda aceitar uma rotina tediosa. Porém, acho que a lógica pode não ser maçante e os costumes lógicos de um ser vulcano comprovam como pode ser gratificante. A lógica de realizar uma ação filantrópica invés de atividades prazerosas indica que certa libertação egoísta nos traz paz e prosperida. E vida, Longa vida.

Em outra missão, Capitão Kirk foi interceptado por uma "gigantesca mão de energia, Apolo" que desejava criar uma nova raça de Deuses. Imaginando um novo mundo, a criatura desejava ser um único líder mundial. Kirk não concordou alegando que a liberdade era um direito sagrado da humanidade. Embora Apolo tenha respondido que assim tudo seria mais "facil", o Capitão da Enterprise insistiu que a humanidade teria direitos até de assassinar pessoas, (isso se seguissem as teses de Kirk), o Capitão da Enterprise seguiu suas normas "lógicas".

Posição interessante né, que me fez lembrar da temática de Crime e Castigo de Dostoiévski. Lógica, liberdade, direitos e deveres, são na verdade conceitos que podem ter significados racionais ou irracionais.

Depende da lógica...de cada um.

Acho que o Dr. Spock seria um grande amigo de Descartes. Pelo menos, os dois teriam diálogos memoráveis. Certa feita, Descartes afirmou que aqueles que perseguem caminhos justos da verdade, não "devem ocupar-se de nenhum objeto do qual não possam ter uma certeza igual à das demonstrações da aritmética e da geometria".

A matemática com certeza tem suas lógicas, mas e a verdade...será?

Não sei, na verdade eu só peço a Deus um pouquinho de malandragem e uma vida longa entre os terráqueos...

85 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Exílios Consensuais

O que leva indivíduos viverem toda sua vida na mesma cidade? E por outro lado porque milhares de pessoas pulam para lá e para cá? Sim, multidões mudam de cidades por questões profissionais mas milhare

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Post: Blog2_Post
bottom of page