top of page
Buscar
  • cocatrevisan

Histórias Culturais

A história muda e se transforma.

A arqueologia e antropologia trazem novos conceitos com suas fantásticas descobertas. Alguns que seguem este blog perguntam como a História pode mudar.

Ora, novos conhecimentos como uma xícara com duas alças sugerem civilizações peculiares e a Nova História Crítica visualiza outras verdades com seus olhares aguçados.

E tem ainda a microhistória que revela a história do homem comum e não apenas de grandes personagens. Agora o soldado tem voz assim como seus generais.

O micro exigindo sua parte no macro.

Eu e você fazemos parte do todo.

Legal não é mesmo?

Estamos lá e não vamos permitir ser deixados de fora. O pequeno, a partícula, as "coisinhas" recrudescendo processos.

O muro de Berlim era poderoso mas o sonho de todos era penetrar em suas pequenas entranhas.

Peter Burke garantiu que a microhistória "buscava uma reação contra um certo estilo de história social que seguia o modelo da história econômica empregando métodos quantitativos, retirando especialidades de certas culturas".

Se nosso hábitos mudam, lógico que a história se agita.

Meu tataravô se alimentava de forma estranha, (para não dizer sem uma higiene adequada), pois não haviam talheres e com o surgimento de garfos e facas, evidente que toda sociedade cria novos costumes. Norbert Elias demonstrou tais processos.

Dessa forma as "novas" histórias recriam e revelam seus processos com milhares de pesquisas. O próprio Burke recomenda uma lista com mais de 200 livros com histórias de hábitos, sons, identidades...

Na década de 1990 a cultura tornou-se disciplina obrigatória na Rússia com realce em sua complexa identidade.

Vejam a relevância da temática.

E se em 1930 o sociólogo húngaro Karl Mannheim pesquisou a mentalidade dos alemães, não seria o caso de estudar seguidores de falsos mitos?

Quando minha filha estava na sétima série do Primeiro Grau sua escola trabalhou com a Nova História Crítica (tenho seus livros até hoje, são ótimos para pesquisa), uma história que rebate a História Tradicional.

Suas reflexões desmontam chavões tradicionais e aí descobrimos quem foram os verdadeiros "heróis" Bandeirantes.

Alguém pode me dizer onde fica a avenida Saci Pererê?

Ou a rua Xavante?

Ou o edifício Sepé Tiarajú?

Difícil, porém todos conhecem o monumento e a rodovia dos famosos assassinos de índios, os heróis Bandeirantes.

Escravizavam até crianças.

Eis nossas histórias.

Seus paradoxos.

Nossas controvérsias.

E mesmo concordando com as "Loucuras" de Erasmo de Roterdã, acho graça daqueles que brigam com conceitos religiosos mas não cansam de dar livretos de orações de presente.

A complexidade das Histórias Culturais permeiam a História Crítica, a Microhistória e desafiam imagens icônicas da História Tradicional...

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dezenas de Eu

A gente nem imagina mas conversando com um amigo sincero ele me revelou observações sobre minha pessoa que me intrigaram. Nada "grave", mas interessante. A forma como ele me analisava me deixou com um

O Imortal

"Procura-se Ben Richards...", assim começava a série O Imortal. Era a década de 70, anos em que enfiaram goela abaixo os chamados "enlatados americanos", séries dos EUA como Kojak, Baretta, Ratos do D

Espinha Dorsal

- Que horas você vai chegar em casa? -Como sempre, às 18h, no máximo 18h05. -Quem bom meu amor, as crianças dormem às 21h e depois vamos dormir (que beleza, disciplina conforme eles, sempre eles, mand

Post: Blog2_Post
bottom of page